Realização
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IX Curso
On-Line de Formação e Capacitação Profissional em Informática em Saúde
Na Modalidade a Distância
Curso Modular de Aprimoramento Universitário
Pela Internet
Com tutoria individual e certificado
Carga horária: 152 horas
Duração: 16 semanas
Curso
com Vídeo-Aulas, Tutoria, Interação e Certificado
Período:
6 de julho a 19 de outubro de 2021
Coordenação Geral: Prof.Dr. Renato
M.E. Sabbatini, PhD, CPHIMS, FACMI, FIAHSI
Objetivos
e Características
Assista a
trechos de uma aula típica do curso,
pelo Prof. Renato M.E. Sabbatini
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O objetivo deste curso é proporcionar uma formação básica, mas bastante extensa e completa, sobre os fundamentos e aplicações das tecnologias de informação e comunicação (informática
em saúde/saúde digital). É uma sólida introdução para quem deseja passar a trabalhar de como desenvolvedor, professor, consultor ou pesquisador. O
curso tem uma programação equivalente à uma mini-especialização, mas que é dada intensivamente em apenas 16 semanas, totalmente a distância através da Web. É ideal
para quem tem pouco tempo para adquirir rapidamente uma formação muito abrangente na área. O certificado emitido é de um curso de aprimoramento universitário pelo Instituto Edumed.
Para os profissionais que desejam obter o Certificado Profissional de Tecnologias
de Informação e Comunicação em Saúde da SBIS(Sociedade Brasileira de Informática em Saúde), o curso pode ser uma excelente preparação e base de estudo.
No total, o curso contém 13 módulos, 85 vídeo-aulas e palestras, com mais de 2.500 slides disponíveis, 43 demonstrações práticas, mais de 40
vídeos educacionais, 73 tarefas e exercicios práticos com mais de 100 softwares e sites na área da saúde, mais de 450 questões de múltipla escolha. Os alunos recebem extenso apoio e tutoria e atenção interativa pelos professores durante
todo o curso. Portanto, é o curso mais completo e abrangente do seu tipo, no Brasil.
Público-Alvo
Estudantes e profissionais minimamente oriundos de cursos de graduação em ciências da saúde ou em informática, engenharia e áreas afins, que
pretendem atuar no ensino, pesquisa, desenvolvimento, implantação ou gestão de tecnologias de informação e comunicação em entidades públicas ou
privadas para a área da saúde.
Pré-Requisitos
- Ser estudante ou graduado em um curso superior (tecnólogo, licenciado ou bacharel)
- Ter capacitação básica no uso de computadores, inclusive programas de produtividade (Office ou similar), e noções de navegação, buscas e download de arquivos na Internet.
- Ter conhecimentos básicos sobre o funcionamento do sistema de saúde brasileiro.
- É imprescindível ter a possibilidade de dedicar de 6 a 10 horas por semana ao estudo do curso, dependendo do módulo
Realização
O curso é organizado, promovido, realizado e coordenado didatica- e pedagogicamente
pela Sabbatini Education, uma instituição privada de pesquisa, desenvolvimento e educação em ciências da saúde, fundada em 2000 pelo
pesquisador da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo), Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD.
Programa
O curso será ministrado em 14 módulos, sendo um novo módulo iniciado a cada uma ou duas semanas. Espera-se que o estudante acompanhe assidua e regularmente as atividades e encerre seu estudo dentro do prazo alocado.
Para os que necessitam, haverá um módulo adicional de auto-estudo, no início do curso, que terá aulas e textos de nivelamento (de informática para profissionais de saúde, e de saúde
para profissionais de informática).
Veja aqui uma lista completa das aulas, demonstrações e exercícios do curso.
Clique no título do módulo abaixo para obter mais informações a seu respeito.
Os módulos também podem ser cursados separadamente, verifique a informação em cada um deles.
Módulo |
Tema |
Início |
01 |
Fundamentos
da Informática em Saúde. História, Ética. A
Profissão. Fontes
de Informação |
06/08
|
02 |
Registros
Eletrônicos de Saúde. PEP, GED, Prescrição
Eletrônica. Segurança e Certificação |
13/08
|
03 |
Padrões
em
Informática em Saúde, Nomenclatura, Interoperacionalidade e
Arquiteturas. Redes de Intercâmbio |
27/08
|
04 |
Sistemas
de
Apoio a Decisão,
Inteligência Artificial, Redes Neurais Artificiais |
03/09
|
05 |
Processamento de
Sinais e Imagens Médicas, Modalidades de Sinais e
Imagems.
PACS. |
10/09
|
06 |
Telemedicina
e Telessaúde, Aplicações Móveis em Saúde. Projetos de
Telessaúde.
Realidade Virtual e Robótica Médica |
17/09
|
07 |
Tecnologias
e Aplicações da Internet. Qualidade da Informação em Saúde.
e-Saúde, TV DIgital
Interativa |
01/10
|
08 |
Aplicações
na Pesquisa em Saúde. Gestão e Análise de Dados. Big Data
Pesquisa
Bibliográfica. Coleta e análise de dados |
08/10
|
09 |
Aplicações
na Educação em Saúde. Tecnologia de Audio e Vídeo, Educação a
Distância.
Planejamento e desenvolvimento |
15/10 |
10 |
Informática na
Saúde Pública e e-Saúde.
Epidemiologa, vigilãncia, sistemas georeferenciados, HIEs, e-Saúde. |
22/10 |
11 |
Informatização
de Organizações em Saúde. Sistemas de Informação Hospitalar. Gestão de Sistemas de Informação |
29/10
|
12 |
Implementação
e Gestão de Sistemas de Informação. Seleção, aquisição,
implementação, manutenção e
suporte, gestão. |
05/11
|
13 |
Educação em
Informática em Saúde. História, como montar um
curso/disciplina. Educação
profissional |
12/11
|
Método
de Ensino
Para cumprir esse programa, o curso constará das seguintes atividades,
realizadas integralmente a distância:
- Aulas teóricas gravadas em vídeo, com apresentação de slides, com duração de 20 a 50 minutos, e que podem ser vistas e revistas a qualquer momento pelo aluno.
- Demonstrações práticas de uso de softwares aplicativos em saúde, também gravadas, e que podem ser vistas a qualquer momento.
- Aulas práticas de uso prático de softwares aplicativos genéricos e específicos utilizados no ensino da Informática em Saúde. Os participantes receberão previamente o software para descarregamento e
instalação em seus computadores, bem como um roteiro de exercícios práticos propostos, que deverão realizar autonomamente. A maioria dos softwares pode ser executada on-line, porém.
- Auto-estudo pelo aluno: capítulos indicados dos livros-texto adotados, artigos disponiveis on-line, relatorios técnicos, sites, etc.
- Fóruns de discussão pela Web entre todos os participantes e o professor, a partir de temas de debate, ou para a resolução de dúvidas e perguntas, com envolvimento direto do
próprio professor nas respostas (este curso não tem tutores).
Trabalho de conclusão de Curso: cada aluno deverá elaborar um trabalho de revisão sobre um tema de sua escolha em informática em saúde, a partir de pesquisa bibliográfica e
na Internet.
Avaliação do Aprendizado
Para avaliação, serão consideradas as notas das provas [testes de múltipla escolha] e as notas das apresentações de trabalhos realizados
nas aulas, bem como a participação de cada aluno, o conteúdo do material coletado na Internet e sua interpretação e os questionamentos apresentados ao professor
sobre eventuais dúvidas e/ou conclusões, nas aulas a distância. O TCC também contará nota.
Material Fornecido
Cada aluno receberá extenso material, contendo:
- Manual do Aluno, com informações gerais e programa do curso, objetivos de aprendizagem, etc.
- Bibliografia extensa mais de 100 artigos e mais de 40 livros e relatórios técnicos eletrônicos e teses em texto completo em TI em Saúde
- Módulos de instalação de mais de 50 softwares de dominio público, aplicativos na área da saúde, etc;
- Cópias dos slides de todas as aulas em PDF
- Roteiros de estudos de todas as aulas, com bibliografia e recursos na Internet indicados
- Roteiros de aulas práticas de todas as aulas
Bibliografia
oficial (fornecida com o curso):
Site
do Curso
Todos os participantes inscritos terão acesso ao ambiente do curso, antes, durante, e por um período
de até 30 dias após o término do mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição. O ambiente, montado na plataforma baseada na Web Moodle,
contém:
- Slides das aulas
- Bibliografia recomendada, inclusive e-books em texto completo
- Artigos de aprofundamento, com texto completo
- Imagens, animações e diagramas
- Vídeos educacionais e de demonstrações de software
- Lista de recursos e links na Internet
- Exercícios e tarefas presenciais e a distância, com roteiros e resoluções.
- Fórum de discussão para perguntas e dúvidas
- Dados de contato dos outros participantes do curso
- Salas de chat e de videoconferência para trabalho em grupo
Entrar no site do curso (apenas para alunos inscritos)
Coordenação Didática e Científica
Prof. Renato M. E. Sabbatini, PhD, CPHIMS
O curso foi criado em 1987 e é coordenado e ministrado pelo Prof. Sabbatini, que é um dos mais respeitados pioneiros, docente e pesquisador nas áreas de Informática Biomédica, Telemedicina e Educação
a Distância da América Latina, tendo uma experiência de 50 anos.
- Fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde (2000-presente),
coordenador do seu Centro Internacional de Tecnologias de Informação em Saúde (CITIS), e criador e diretor do Programa EduCert de Educação em Certificação
de Software em Saúde
- Vice-presidente e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação e Capacitação Profissional do Instituto
HL7 Brasil (2011-presente)
- Vice-presidente da Associação IHE Brasil (Integrating the Health Enterprise - 2014-2-16)
- Fundador, professor associado, orientador de pós-graduação e coordenador da Área Docente de Informática Médica e Bioestatística do Departamento de Genética Médica da
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (1986-2003)
- Professor colaborador e orientador de pós-graduação do Departamento de Engenharia Biomédica da Faculdade
de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (1985-2003)
- Fundador, pesquisador associado e diretor do Núcleo de
Informática Biomédica
-
- Criador e coordenador técnico do Centro de Educação a Distância em Saúde
(CEAD-S), do Grupo de Publicações Eletrônicas em Medicina
e Biologia (e*pub), e do Hospital
Virtual Brasileiro, e membro
da Comissão de Educação a Distância da UNICAMP (1998-2003) da Universidade
Estadual de Campinas (1983-2003).
- Criador e professor de um grande número de cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária em Fisiologia, Neurociências, Metodologia de
Pesquisa Científica, Comunicação Científica, Bioestatística, Engenharia Biomédica e Informática Biomédica e em Saúde;
- Professor assistente do Departamento de Fisiologia da Faculdade
de Medicina de Ribeirão Preto, coordenador do Laboratório de Processamento de Dados e fundador e coordenador do Laboratório de
Neuroetologia (1972-1983)
- Diretor de Informática da Associação Médica Brasileira (1994-1999)
- Fundador (1986), vice-presidente, e presidente (1988-1990) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, e diretor
de Educação e Capacitação Profissional (2008-2012)
- Vice-presidente da Federação da IMIA para a América Latina e o
Caribe (1997-1999
- Membro da Health Information Systems Management Society (HIMSS),
American Medical Informatics Association ( AMIA ),(American Health Information Association)
- Membro dos Grupos de Interesse de Informática em Saúde para o Desenvolvimento e de
Mídias Sociais da Associação Internacional de Informática Médica ( IMIA )
- Membro dos Grupos de Interesse de Sistemas de Informação Clínica, Educação em Informática Médica e Informática em Saúde Global da
Associação Americana de Informática Médica (AMIA)
- Consultor em Informática em Saúde para a Organização Mundial da Saúde ( OMS ), Organização
Panamericana de Saúde ( OPAS ), Banco Interamericano de Desenvolvimento ( BID ), Conselho Nacional
de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq ), Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ( FAPESP ), entre outras.
- Consultor na área de informática médica e certificação de registros eletrônicos de
saúde, de empresas como Intersystems, Agfa Healthcare, Cerner, Totvs Saúde, Cerner, Alert On-Line e MV, entre outras.
- Membro do Corpo Editorial das revistas Critical Reviews in Biomedical Engineering, Ukranian Journal of Telemedicine and Medical
Telematics, Brazilian Journal of Medical and Biological Research e Revista DOC.
- Fundador e editor-chefe das revistas Revista Brasileira de Informática em Saúde, Boletins Edumed News, Telemed News, SBIS News, Revista Informedica,
Revista Informática Médica e Revista Intermedic
- Fundador e coordenador do projeto SBIS 2.0, com várias comunidades
virtuais no Facebook, LinkedIn,
Twitter, YouTube
e outras.
- Autor de vários livros e centenas de artigos científicos e de divulgação na
área
- Fellow (membro fundador eleito) da International Academy of Health Sciences
Informatics, em 2017.
- Fellow do American College of Medican Informatics (2020-)
Home page: renato.sabbatini.com
Carga Horária
Total de 152 horas, sendo:
Aulas expositivas e demonstrações: 42 h.
Revisão, leitura e estudo: 50h
Testes de avaliação do aprendizado: 15 h
Exercícios e tarefas: 15 h
Chats e discussões: 20 h
Trabalho final: 10h
Datas
A próxima turma do curso será iniciada no dia 9 de julho de 2021 e tem término previsto para 19 de outubro de 2021. Os
alunos terão um mês adicional para terminar e apresentar a monografia de conclusão de curso. Os interessados também podem se inscrever separadamente nos módulos (veja datas de inicio acima).
Inscrições e Investimento
A inscrição no curso é individual e pode ser feita apenas pela Internet, clicando no botão abaixo.
Atenção:Ao clicar no botão você já se comprometerá formalmente em fazer o
curso, posteriormente receberá uma cobrança de pagamento do investimento, pelo email.
- É necessário ter um email individual para participar do curso.
- Desconto para grupos: são oferecidos descontos para grupos de 2 ou mais participantes da mesma empresa ou instituição. Favor entrar em contato para solicitar uma cotação.
Um participante: R$ 2.400,00
Dois participantes da mesma instituição ou empresa: 10% de desconto: por pessoa: R$ 2.160,00
Três ou mais participantes da mesma instituição ou empresa: 15% de desconto. Por pessoa: R$ 2.040,00
Formas de Pagamento:
O pagamento é realizado pelo sistema PagSeguro, por cartão de crédito, débito em conta, ou boleto. Trabalhamos com todos os cartões e os principais
bancos, e também com pagamentos por boletos e por débito em conta. É um site UOL absolutamente seguro, que não comunica seus dados financeiros ao
vendedor.
Um participante:
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Dois participantes:
Você ganha:
R$ 480,00
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Três participantes:
Você ganha:
R$ 1.080,00
|
Os pagamentos a vista ou por empresas que não podem utilizar cartão de crédito ou débito (grupos de mais de 3 pessoas) não deve ser
feito via cartão de crédito, deve ser feito por transferência para a conta bancária (por favor envie por email o comprovante de depósito):
Banco:
Santander - Agência: 3910 - Conta Corrente: 13.003081-5
Razão Social: Webpraxis International Ass Cons Ltda.
Referência: IS2021A
Outras informações importantes, leia com atenção antes de comprar o curso:
- O código do usuário e senha de acesso para o site do curso: após a secretaria acadêmica ter recebido seu pagamento, serão enviados pelo aluno, também
por email. Por isso é muito importante assegurar-se que o seu email está correto, e informar também telefone(s) para contato.
- Em caso de desistência depois do curso começar o valor será devolvido mediante uma taxa de 6% de administração pelo PagSeguro
- Em caso de dúvida ou problema. Contato: Dra. Silvia ou Dr. Renato. Tel (19) 3287-5958 no
horário comercial, ou por email contato@edumed.org.br
Cursos Fechados ("In Company")
O Instituto Edumed e a Sabbatini Education estão preparados para oferecer este curso, em vários formatos (presencial, semipresencial e a distância, de forma
exclusiva (fechada apenas para os funcionários) para universidades e empresas, dentro ou fora do Brasil. Entre em contato para uma consulta sobre disponibilidade e custos.
Certificação
Os alunos aprovados no curso terão direito a um certificado de aprimoramento universitário, concedido pelo
Instituto Edumed. Os módulos assistidos separadamente também conferem certificados para cada
um. Atenção: os certificados serão concedidos somente para os alunos que completarem média final de 7,0.
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Atualizado em 19/6/2021
contato@edumed.org.br
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