Neurologia
e Grandes Personalidades Históricas |
 |
Bate-Papo
- Transcrição de sessão |
|
Assunto da Sessão: Música, Cérebro e a Doença de Ravel
Início: 13/10/2003 11:40:38
Fim: 13/10/2003 12:28:38
(11:42:43) Nicolau fala para Todos: Bom dia professor.
Uma pergunta meio marginal. Hemingway também foi motorista de âmbulancia na primeira guerra, e escreveu
sobre a Espanha. Tem notícia se os dois se conheceram?
(11:43:25) Sabbatini pergunta para Todos: Acho que se conheceram em Paris. Ravel não esteve na Espanha, mas sim na frente de batalha
contra a Alemanha.
(11:44:23) Sandra Regina fala para Sabbatini: Falou-se de isquemia e tumores. Poderia haver problemas na transmissão elétrica ou
uma questão com nos neuro transmissores ou receptores?
(11:45:16) Sabbatini responde para Sandra Regina: Não, aparentemente foi degeneração cortical, mesmo, generalizada. Mas mesmo
se não fosse, os recursos farmacológicos na época eram inexistentes.
(11:45:30) Nicolau fala para Todos: Ravel dizia que tinha composições internas, mas sendo condições de
exteriorizar -- modernamente haveria equipamentos para problemas dessa natureza?
(11:45:51) Nicolau fala para Todos: sem condições...
(11:46:14) Sabbatini responde para Nicolau: Não, pois o deficit era nos cirtcuitos neurais responsaveis pela expressão musical.
(11:49:47) Sandra Regina fala para Sabbatini: Questões de afasia sempre são vasculares ou tumorais - digo, a parte o caso ade Ravel,
podem haver questões ligadas a transmissão sn'ptica?
(11:50:38) Nicolau fala para Sabbatini: O tema é fantástico, envolve o processo de criatividade de um gênio, e estou
me lembrando que, dizem, Borges transformou-se em Borges após uma queda na escada. Parece-me que há
alguma relação entre algumas doenças e a criatividade, relação criativa, digo.
(11:50:40) Sabbatini responde para Sandra Regina: Acredito que não. Foi morte neuronal mesmo.
(11:51:51) Nicolau fala para Sabbatini: Ou seja Ravel criou apesar da doença, ou a doença em sua fase inicial gerou motivações
internas?
(11:52:12) Sabbatini responde para Nicolau: Sim, Nicolau, existe esta hipótese. Na palestra sobre Schumann, que sofreu de PMD, vamos
retomar este tema. No caso de Ravel foi um grande prejuizo, ele não tinha nenhuma doença antes.
(11:53:48) Sabbatini responde para Nicolau: E a doença simplesmente aniquilou com sua capacidade produtiva, mesmo interna, devido à
depressão, confusão mental, etc.
(11:54:19) Nicolau fala para Sabbatini: O Bolero é mágico, a magia da cadência, poderia ser cerebral para ele, mas
para nós, ouvintes, tem algo de hipnótico.
(11:54:54) Sandra Regina fala para Sabbatini: A música tem efeitos neurológicos - há estudos sobre os vários tipos
de musicas no sistema nervoso?
(11:55:15) Nicolau fala para Sabbatini: Está havendo problema com o computador, enviei mensagem e não foi registrada.
(11:57:28) pistelli pergunta para Sabbatini: Renato: Bom dia pra você e pra todos. Eu queria saber se a Dr.a Justine fez imagens de músicos
compondo. Tem trabalhos dela no site do instituto , no Canadá?
(11:57:32) Nicolau fala para Todos: Eu fiz uma colocação antes que a telinha não registrou: Ravel se dizia, ou
afirmaram, que não havia emoção em sua música -- mas Bolero, por exemplo, na repetição
da cadência, é hipnótica.
(11:58:42) Sandra Regina fala para Nicolau: Dizem que ele compos o bolero após uma meditação sufi...
(11:59:18) Sabbatini responde para pistelli: Pistelli, infelizmente a Dra. Sergent morreu antes de terminar seu magnifico trabalho. Ela cometeu
suicidio juntamente com seu marido em 1999, ao ser acusada por uma carta anonima à universidade de ter cometido
erros graves em um outro trabalho cientifico.
(11:59:42) Nicolau fala para Todos: Bem, professor, foi ótimo, cada vez mais acredito na potencialidade do ser humano, e no
ensino à distância. Realmente, Sandra, tem algo de sufi em sua composição.
(12:00:34) Sandra Regina fala para Sabbatini: Existem estudos sobre o efeito da música no sistema nervoso?
(12:00:38) Nicolau fala para Todos: E mais Sandra: vc. assistiu o filme, "Encontro com Homens Notáveis", já
que estamos falando de sufi.
(12:00:53) Sabbatini fala para Sandra Regina: Não tinha visto sua outra pergunta, Sandra, vou responder.
(12:01:12) Sandra Regina fala para Nicolau: Sim, fui do grupo do Gurdjjeff por 4 anos.
(12:01:14) Sabbatini responde para Sandra Regina: Existem muitos estudos, sim. Existe um artigo sobre isso na revista Cérebro & Mente.
(12:01:33) Nicolau fala para Todos: A pergunta de Sandra é ótima, a música acelera o aprendizado?
(12:02:00) Nicolau fala para Sabbatini: Ah, é verdade, eu li seu artigo.
(12:02:26) Sandra Regina fala para Sabbatini: Vou ler, este assunto me interessa muito pois estou estudando Biodanza, um sistema de integração
afetivo motora criado por Rolando Toro, um antropologo chileno.
(12:02:40) Sabbatini responde para Nicolau: Sim, Nicolau, mas depende da música. Existem trabalhos mostrando que a música barroca
com compasso de 1 por segundo, melhora a capacidade de memorização e a capacidade de resolver problemas.
Já o rock pesado....
(12:03:13) Sabbatini responde para Nicolau: Ouça a Aria em Sol de Bach ou o Adagio de Albinoni, para dar dois exemplos.
(12:03:33) Nicolau fala para Sabbatini: Obrigado, fá-lo-ei.
(12:03:54) Sabbatini responde para Nicolau: Existe até, a venda na Internet, discos de música barroca deste tipo para as pessoas
ouvirem enquanto estudam. Eu mesmo fiz uma coleção de musicas assim.
(12:04:40) Nicolau fala para Sabbatini: Quer dizer, vc. tem disponível à venda sua coleção?
(12:05:18) Sabbatini responde para Nicolau: Não, é uma coleção particular, por enquanto, mas pretendo fazer um
CD para distribuir. O problema é que não quero violar direitos autorais...
(12:05:37) Sabbatini responde para Nicolau: Portanto fica dificil vender, mas se quiser uma cópia, terei prazer de envia-la
(12:06:11) Nicolau fala para Sabbatini: No seu artigo, eu não me lembro, foi quando eu fiz meu trabalho no curso de neurociência
-- há indicações musicais?
(12:06:43) Nicolau fala para Sabbatini: Sim, professor, gostaria muito, é o meu vício essa ´[area de aprendizagem...
(12:07:09) Sandra Regina fala para Sabbatini: Afasia e afasia musical podem estar juntas ou separadas?
(12:07:43) Nicolau fala para Sabbatini: Estamos criando "criatividade" nos cursos da UDESC, o seu CD seria muito bem-vindo.
(12:08:02) Sandra Regina fala para Sabbatini: No caso de Ravel percebemos pois era um músico, mas se estuda isso quando percebemos um
caso de afasia?
(12:08:03) Sabbatini responde para Sandra
Regina: Sim, podem estar juntas ou separadas
(12:09:12) Sabbatini concorda com Sandra Regina: Em não musicos seria mais dificil de detectar, pois eles não aprenderam essa habilidade,
que não é inata.
(12:09:15) Sandra Regina fala para Sabbatini: Um músico "escuta" a música num hemisfério diferente da maioria
das pessoas. Isso faria adiferença no caso das lesões?
(12:10:45) Sabbatini responde para Sandra
Regina: Sim, ele processa a música de forma diferente dos não musicos.
Como mostrei na minha palestra, faz uma enorme diferença quando há uma lesão unilateral, ou
bilateral.
(12:11:09) Nicolau fala para Sabbatini: A composição musical, cérebro esquerdo, ouve-se com o direito?
(12:11:51) Nicolau fala para Sabbatini: Em termos de emoção. de ouvinte.
(12:12:33) Sabbatini responde para Nicolau: Ouvimos com os dois hemisférios, Nicolau. A área de audição primária
existe nos dois planos temporais do cortex auditivo (temporal). O processamento secundário que é
lateralizado (Wernicke só existe de um lado).
(12:12:39) Sandra Regina fala para Sabbatini: Maas a criatividade está basicamente no hemisfério Gestaltico - entao o músico
treina ao hemisfério analítico pois a amúsica é um instrumento de comunicação
e trabalho lógico pra ele... Poderiamos dizer que ambos estariam igualmente desenvolvidos?
(12:12:58) pistelli pergunta para Sabbatini: Ok, Renato: Queria saber se a Dr.a Justine fez imagens de músicos compondo e se o trabalho
dela está nosite do Instituto de Montreal.
(12:13:24) Sabbatini responde para Nicolau: Da mesma forma, usamos os dois lados do córtex precentral (motor) para movimentar os musculos
dos dois lados do corpo (boca, lingua, etc.), mas o controle da expressão falada é na área
de Broca, que fica abaixo da área motora primária.
(12:14:31) Sabbatini responde para pistelli: Sim, Pistelli, ela fez imagens de músicos ouvindo e executando, lendo e executando, e compondo.
O trabalho dela está em revistas em que publicou, por ter morrido não tem mais site dela no Instituto
de Montreal.
(12:14:48) Nicolau fala para Sabbatini: Sim, em eu estava colocando, em termos de funcionalidade, de envolvimento emocional com a música.
(12:15:24) Sandra Regina fala para Sabbatini: Por ter morrido? Ou por ter morrido da forma que foi? risos
(12:15:27) Sabbatini responde para pistelli: No Material de Apoio da minha aula, neste site, tem várias referencias bibliográficas
dela e de seus sucessores, como a Dra. Isabele Peretz, que continua o trabalho da Justine.
(12:15:33) Sabbatini responde para pistelli: No Material de Apoio da minha aula, neste site, tem várias referencias bibliográficas
dela e de seus sucessores, como a Dra. Isabele Peretz, que continua o trabalho da Justine.
(12:16:28) Sabbatini responde para Sandra Regina: Acho que ela virou um tremendo embaraço para a Universidade McGill, pois foi manifestamente
injusta a acusação e a morte foi dramática.
(12:16:41) Sandra Regina fala para Sabbatini: Há algum trabalho sobre efeitos da música no sistema límbico hipotalamico?
(12:17:25) Sabbatini responde para Nicolau: Com relação ao envolvimento emocional, as estruturas cerebrais que processam este
aspecto são todas subcorticais (sistema limbico, ganglios basais, etc.)
(12:18:20) pistelli pergunta para Sabbatini: Ok, caro Renato. Recebi a resposta, sim. Continuo aqui, ouvindo vocês
(12:18:20) Nicolau fala para Sabbatini: Muito obrigado professor, como sempre suas aulas são especiais. Fico aguardando o seu CD.
Farei relatórios de sua aplicação. Um grande abraço a todos.
(12:18:27) Nicolau fala para Sabbatini: Muito obrigado professor, como sempre suas aulas são especiais. Fico aguardando o seu CD.
Farei relatórios de sua aplicação. Um grande abraço a todos.
(12:19:57) Sabbatini responde para Sandra Regina: No penultimo slide da minha aula eu mostro isso, Sandra. No Material de Apoio tem um trabalho do
grupo de Monteral sobre a ativação, no fMRI, de áreas subcorticais na emoção
causada pela música.
(12:21:03) Sandra Regina fala para Sabbatini: Muito obrigada. Voltarei a ver esta aula para pegar o tempo que ficou sem som, esta parte eu perdi!
(12:21:05) Sabbatini fala para Todos: Bem, estamos chegando ao final. Muito obrigado pela sua presença, e aguardo vocês
na próxima aula, sobre Schumann e distúrbio afetivo bipolar. Aproveitem bem o Material de Apoio.
(12:21:37) Sandra Regina fala para Sabbatini: Um abraço a todos!
(12:28:08) pistelli fala para Sabbatini: Renato: Parabens pela aula; magnífica, sem dúvida. Continuamos a postos. Vou entrar
no material de apoio e no resumo da palestra. Um grande abraço a todos da sala.
Copyright 2002 Instituto Edumed, Brazil