Origem do sistema nervoso

        O sistema nervoso origina-se da ectoderme_embrionária e se localiza na região dorsal. Durante o desenvolvimento embrionário, a ectoderme sofre uma invaginação, dando origem à goteira neural, que se fecha, formando o tubo neural. Este possui uma cavidade interna cheia de líquido, o canal neural.

        Em sua região anterior, o tubo neural sofre dilatação, dando origem ao encéfalo primitivo. Em sua região posterior, o tubo neural dá origem à medula espinhal. O canal neural persiste nos adultos, correspondendo aos ventrículos cerebrais, no interior do encéfalo, e ao canal do epêndimo, no interior da medula.

        Durante o desenvolvimento embrionário, verifica-se que a partir da vesícula única que constitui o encéfalo primitivo, são formadas três outras vesículas: 

        O prosencéfalo e o rombencéfalo sofrem estrangulamento, dando origem, cada um deles, a duas outras vesículas. O mesencéfalo não se divide. Desse modo, o encéfalo do embrião é constituído por cinco vesículas em linha reta. O prosencéfalo divide-se em telencéfalo (hemisférios cerebrais) e diencéfalo (tálamo e hipotálamo); o mesencéfalo não sofre divisão e o rombencéfalo divide-se em metencéfalo (ponte e cerebelo) e mielencéfalo (bulbo). 

        As divisões do S.N.C se definem já na sexta semana de vida fetal.  

 

Principais etapas da Morfogênese

1- Prosencéfalo

2- Mesencéfalo

3- Rombencéfalo

4- Futura medula espinhal

5- Diencéfalo

6- Telencéfalo

7- Mielencéfalo, futuro bulbo

8- Medula espinhal

9- Hemisfério cerebral

10- Lóbulo olfatório

11- Nervo óptico

12- Cerebelo

13- Metencéfalo