I CursoIntrodução à Neuroanatomia Descritiva e FuncionalProf. Dr. Norberto Cysne CoimbraFaculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo |
||
Objetivo Geral
Familiarizar o aluno com a odologia geral e com
a anatomia de superfície do cérebro, do tronco encefálico
e do cerebelo.
Atividades Obrigatórias (básicas)
1) Citar as estruturas que formam o
lobo anterior do cerebelo, e mencionar a divisão ontogenética
do cerebelo a que pertence tal lobo.
2) Citar a função do
lobo flóculo-nodular.
3) Citar os giros e sulcos que formam
o lobo temporal.
4) Citar os dois giros corticais que
margeiam o sulco central.
5) Nomear e localizar anatomicamente
as áreas de Broca e de Wernicke.
6) Nomear os limites anatômicos
do cúneo.
7) Citar a área cortical mais
importante do "sistema piramidal" e do sistema extrapiramidal", localizando-as
anatomicamente.
8) Citar a origem aparente no encpefalo
dos nervos cranianos.
9) Citar o conteúdo do epitálamo.
10) Citar as estruturas que limitam
o bulbo.
Aula Suplementar
Circuitos
neurais
Objetivos Específicos
Após assistir à aula X, o aluno deverá ser capaz de:1) Citar e localizar anatomicamente os lobos cerebrais (frontal, parietal, temporal e ocipital), nomenar os giros (giro frontal superior, médio e inferior, giro temporal superior, médio e inferior, giros ocipitais externos, lóbulo parietal superior e inferior, giros retos da ínsula e giro temporal transverso de Heschl) e sulcos e fissuras (sulco frontal superior e inferior, intra-parietal, temporal superior e inferior, fissura inter-hemisférica, fissura lateral, sulco central) mais importantes do neocórtex, visto em sua face súpero-lateral.
2) Nomear e localizar, na face medial do cérebro, o giro do cíngulo, o sulco do cíngulo, o sulco sub-parietal, o ramo marginal do sulco do cíngulo, o sulco parieto-ocipital, o sulco calcarino, o cúneo, o pré-cúneo, o lóbulo paracentral e o corpo caloso, o sulco occípito-temporal, sulco colateral, giro occípito-temporal lateral, giro occípito-temporal medial, giro para-hipocampal.
3) Citar e localizar anatomicamente os lobos, lóbulos e principais fissuras cerebelares, além dos componentes do vermis cerebelar: lobo anterior, lobo posterior e lobo flóculo-nodular; lingula, vínculo da lingula, fissura pré-central, lóbulo central, asa do lóbulo central, fissura pré-culminar, culmen, lóbulo quadrangular superior, fissura prima, declive, lóbulo quandrangular inferior, fissura pós-clival ou póstero-superior, folium, lóbulo semilunar superior, fissura horizontal, tuber, lóbulo semilunar inferior, fissura pré-piramidal, pirâmide do cerebelo, lóbulo biventer, fissura pós-piramidal, uvula, tonsila do cerebelo, fissura póstero-lateral, nódulo, flóculo.
4) Nomear os 12 pares de nervos cranianos, e determinar sua origem aparente no encéfalo.
5) Nomear as divisões do tronco encefálico, e seus acidentes anatômicos: No mesencéfalo, apontar os corpos quadrigêmeos (colículos superiores e inferiores), pedúnculo cerebral, fossa interpeduncular, substância perfurada posterior. Na ponte, apontar a parte basilar ou ventral ponte, o tegmento da ponte, o véu medular superior; na parte ventral do bulbo, a oliva, as pirâmides do bulbo, a decussação das pirâmides, a fissura longitudinal mediana anterior, os sulcos longitudinais laterais anteriores, o sulco bulbo-pontino, posrteriormente, os tubérculos grácil e cuneiforme, os fascículos grácil e cuneiforme, o sulco longitudinal mediano posterior, os sulcos longitudinais laterais posteriores, os sulcos longitudinais intermédios-posteriores, o óbex. Posteriomente à ponte e ao bulbo, localizar o IV ventrículo. No assoalho do IV, identificar e nomear a fissura medial, os colículos faciais, o trígono do vago e do hipoglosso, a área postrema.
6) Nomear e situar anatomicamente os pedúnculos cerebelares superiores, inferiores e médios.
Verifique se atingiu cada um dos objetivos
acima, após estudar. Volte a revisar a matéria caso ache
que não conseguiu.
|