I Curso

Introdução à Neuroanatomia Descritiva e Funcional

Prof. Dr. Norberto Cysne Coimbra 
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto 
Universidade de São Paulo
Roteiro de Estudo da Aula 10
NEUROANATOMIA DE SUPERFÍCIE
 
 

Objetivo Geral
Familiarizar o aluno com a odologia geral e com a anatomia de superfície do cérebro, do tronco encefálico e do cerebelo.

Atividades Obrigatórias (básicas)

Estudo de Revisão

Avaliação do Aprendizado

Leitura Básica

Atividades Opcionais (de aprofundamento)

Aula Suplementar
Circuitos neurais

Objetivos Específicos

Após assistir à aula X, o aluno deverá ser capaz de:

1) Citar e localizar anatomicamente os lobos cerebrais (frontal, parietal, temporal e ocipital), nomenar os giros (giro frontal superior, médio e inferior, giro temporal superior, médio e inferior, giros ocipitais externos, lóbulo parietal superior e inferior, giros retos da ínsula e giro temporal transverso de Heschl) e sulcos e fissuras (sulco frontal superior e inferior, intra-parietal, temporal superior e inferior, fissura inter-hemisférica, fissura lateral, sulco central) mais importantes do neocórtex, visto em sua face súpero-lateral.
2) Nomear e localizar, na face medial do cérebro, o giro do cíngulo, o sulco do cíngulo, o sulco sub-parietal, o ramo marginal do sulco do cíngulo, o sulco parieto-ocipital, o sulco calcarino, o cúneo, o pré-cúneo, o lóbulo paracentral e o corpo caloso, o sulco occípito-temporal, sulco colateral, giro occípito-temporal lateral, giro occípito-temporal medial, giro para-hipocampal.
3) Citar e localizar anatomicamente os lobos, lóbulos e principais fissuras cerebelares, além dos componentes do vermis cerebelar: lobo anterior, lobo posterior e lobo flóculo-nodular; lingula, vínculo da lingula, fissura pré-central, lóbulo central, asa do lóbulo central, fissura pré-culminar, culmen, lóbulo quadrangular superior, fissura prima, declive, lóbulo quandrangular inferior, fissura pós-clival ou póstero-superior, folium, lóbulo semilunar superior, fissura horizontal, tuber, lóbulo semilunar inferior, fissura pré-piramidal, pirâmide do cerebelo, lóbulo biventer, fissura pós-piramidal, uvula, tonsila do cerebelo, fissura póstero-lateral, nódulo, flóculo.
4) Nomear os 12 pares de nervos cranianos, e determinar sua origem aparente no encéfalo.
5) Nomear as divisões do tronco encefálico, e seus acidentes anatômicos: No mesencéfalo, apontar os corpos quadrigêmeos (colículos superiores e inferiores), pedúnculo cerebral, fossa interpeduncular, substância perfurada posterior. Na ponte, apontar a parte basilar ou ventral ponte, o tegmento da ponte, o véu medular superior; na parte ventral do bulbo, a oliva, as pirâmides do bulbo, a decussação das pirâmides, a fissura longitudinal mediana anterior, os sulcos longitudinais laterais anteriores, o sulco bulbo-pontino, posrteriormente, os tubérculos grácil e cuneiforme, os fascículos grácil e cuneiforme, o sulco longitudinal mediano posterior, os sulcos longitudinais laterais posteriores, os sulcos longitudinais intermédios-posteriores, o óbex. Posteriomente à ponte e ao bulbo, localizar o IV ventrículo. No assoalho do IV, identificar e nomear a fissura medial, os colículos faciais, o trígono do vago e do hipoglosso, a área postrema.
6) Nomear e situar anatomicamente os pedúnculos cerebelares superiores, inferiores e médios.
 
 
 

Verifique se atingiu cada um dos objetivos acima, após estudar. Volte a revisar a matéria caso ache que não conseguiu.
 

O uso de material de terceiros neste curso segue o princípio do uso justo para fins educacionais de material protegido por copyright 
(Lei Norte-Americana de Copyright)

Copyright 2003 Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde
Cópia proibida. Todos os direitos reservados
Elaborado por Dr. Norberto C. Coimbra e Dra. Silvia Helena Cardoso