Curso de Introdução à História da Neurociência
    Questionário de Auto-Avaliação do Aprendizado
    Aula 1: Visão Geral da História da Neurociência

    Assinale abaixo, clicando na caixinha correspondente, se você julga que conseguiu atingir cada objetivo específico deste módulo, em pelo menos 80%. Em seguida, preencha seu nome completo e clique no botão Enviar.


  1. Discutir quais são as questões fundamentais sobre a natureza da mente, de sua localização e funcionamento, e de seu relacionamento com o corpo que têm preocupado o ser humano;
  2. Listar e descrever os seis principais períodos da evolução histórica da neurociência, e explicar sucintamente o que os paradigmas que os caracterizaram;
  3. Descrever as evidências de que muitas culturas e civilizações antigas consideravam o cérebro como a sede da consciência e do comportamento, especialmente as trepanações e textos como o papiro de Edwin Smith;
  4. Dissertar sobre o papel da cultura grega clássica (a partir de 500 AC) e dos filósofos das várias escolas na compreensão sobre a mente, e especialmente sobre a sua sede (cérebro e coração);
  5. Descrever a diferença entre as teorias hipocráticas e aristotélicas sobre cérebro ou coração como sede da mente, e dar exemplos de como o conceito aristotélico perdura até hoje influenciando nossa linguagem;
  6. Explicar qual teria sido a razão de muitas culturas considerarem erroneamente o coração como sede das emoções;
  7. Descrever a teoria grega dos humores, como se aplica para explicar a função da mente, a partir de Aristóteles, e como foi modificada pelos pensadores da Idade Média e da Renascença;
  8. Explicar porque os ventrículos foram considerados por muito tempo como a sede da mente, e quais eram as funções atribuidas a eles;
  9. Descrever a contribuição de Andreas Vesalius na refutação da teoria ventricular da mente, e sua racional;
  10. Descrever as contribuições de René Descartes à filosofia da mente e do corpo, e os modelos por ele propostos para a ação reflexa, visão, sono e vigília, etc.
  11. Tipificar o início da era científica da neurociência, descrevendo os principais marcos que a ela deram início: bioeletricidade, localização cerebral, doutrina neuronal, teoria da evolução e conceito de homeostase.
  12. Identificar os principais protagonistas desses marcos e resumir as suas contribuições principais;
  13. Demonstrar como as conquistas do conhecimento científico acerca do cérebro e da mente geraram aplicações práticas no surgimento da psiquiatria científica;
  14. Definir quais foram os principais conceitos que levaram ao desenvolvimento de métodos físicos para o tratamento de doenças mentais, e quais foram os seus principais marcos históricos.

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