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Anotações:
Neste slide podemos ver que o conceito de EAD abrange também outros elementos, que serão detalhados a seguir.
A definição de EAD do ponto de vista espacial (como vimos no slide inicial), precisa ser ampliada através do papel do tempo, ou seja, além da separação geográfica, também pode existir a separação temporal. Desse ponto de vista, a temporalidade da EAD pode ser de dois tipos: aquela em que a interação entre aluno e professor se dá simultaneamente, ou de forma síncrona, e aquela em que a interação se dá em momentos diferentes, ou de forma assíncrona.
Por exemplo, uma aula desenvolvida através de videoconferência é um exemplo de EAD Síncrona, ao passo que uma aula disponibilizada na forma de slides na Web (como a aula que você está assistindo agora) é uma forma de EAD Assíncrona.
O conceito também remete à questão do meio de interação entre professor e aluno no espaço e/ou no tempo, aspecto este hoje da maior importância dado à atual disponibilidade dos meios de comunicação possíveis de serem utilizados na interface aluno/professor: mídia impressa (texto e imagem estática), mídia falada (áudio), mídia televisada (vídeo e áudio), redes de computadores privadas como as intranets ou redes públicas como a Internet (texto, imagem, áudio e vídeo), etc. Estas últimas sofrem um desenvolvimento tecnológico acelerado, com grau de flexibilidade cada vez maior, com uma relação custo/benefício cada vez melhor e com acesso cada vez mais socializado.
Fonte: Loyola, W e Prates, M. Curso de Ensino Mediado por Computador (EMDC), 2000.