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Anotações:
Mas a EAD não só imita aspectos do ensino presencial tradicional. Ela também cria novos paradigmas, como mostra este slide:
- O aluno não está mais confinado no espaço e no tempo para se habilitar a receber os conteúdos educacionais.
- Ao invés de ser um aluno (conceito ligado à passividade em relação ao professor), ele passa a ser um aprendiz (conceito ligado à autonomia no aprendizado)
- O professor passa a ser um facilitador, e perde o papel tradicional de “válvula” de toda a informação que chega ao aluno
- A classe (no sentido tradicional) é destruida, e o aprendizado passa a ser um projeto do aluno e professor.
- O conjunto de classes, que é o campus, também é destruído. No seu lugar, aparece o crédito educacional, que pode ser tomado em qualquer lugar, não necessariamente na mesma instituição educacional, ou num campus específico (físico)
- Finalmente, o conceito de que a educação é intimamente associada ao conceito de tempo (tantas horas de duração de uma disciplina, tantos anos de duração de um curso…), é substituido pela ênfase da aquisição de conhecimento.
Fonte: Adaptado de Fuchs, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.