Implicações do Rompimento da Barreira Geográfica
A EAD traz várias implicações para as instituições educacional tradicionais
Cursos para diversas partes do país: a universidade passa de local a nacional (ou internacional)
- Portanto: necessidade de uma nova logística e abertira de novos mercados
Professores de várias instituições ensinando em um mesmo curso (cooperação multi-institucional)
- Portanto: necessidade de novas regras, regulamentações, conceitos e modos de cooperação entre as instituições
Notes:
Rompimento da barreira Institucional: Cooperação Inter-institucional Unirede
Este rompimento de barreiras (geográfica, temporal) está provocando uma tendência cada vez maior de cooperação inter-institucional. Isto está possibilitando às instituições oferecerem cursos para diversas partes do país, e não estarem restritas somente aos seus alunos locais, bem como participarem de iniciativas onde professores de várias instituições poderão ensinar em um mesmo curso.
Essas duas possibilidades (difíceis de implementar no mundo não virtual), trazem uma enorme série de conseqüências, que vão desde as legais (regulamentação de cooperação, avaliação, co-certificação, reconhecimento mútuo de créditos) até as logísticas e operacionais (estabelecimento de redes, estrutura local e remota de suporte, credenciamento de campi remotos, etc.)
O mais importante é uma mudança radical de mentalidade com relação ao mercado: o alargamento da base de alunos potenciais, e a atuação não mais em nível nacional, mas também em nível regional, nacional e internacional (globalização da educação). São poucos ainda os líderes universitários capazes de enfrentar essa nova visão, com toda sua ousadia e futurismo.