Tecnologia de Comutação por Pacotes
Consiste no empacotamento dos dados a serem transmitidos, ou seja, na divisão da mensagem em segmentos menores, de tamanho fixo, contendo:
- endereço de origem na rede
- endereço de destino na rede
- número seqüencial do pacote na mensagem
- uma soma de verificação (checksum)
- o segmento da mensagem
Notes:
Outra tecnologia que precisamos compreender bem como funciona para entender a Internet é a tecnologia de comutação por pacotes (em inglês: Packet Switching), que é a base da maioria das redes de computadores existentes, como é o caso da Ethernet e da Internet.
Essa tecnologia foi desenvolvida por cientistas e engenheiros nos anos 70s e consiste em dividir a mensagem a ser enviada em segmentos bem menores, de tamanho fixo (tipico: 64 bytes). Assim, como veremos, fica bem mais fácil enviar, e muito mais confiável do que enviar (e perder) uma mensagem grande e de tamanho variável. Esse pacote recebe algumas informações adicionais, além da própria mensagem: os endereços de origem e destino, o número de seqüência do pacote e também uma soma de verificação, que serve para indicar no recebimento se alguma parte do pacote foi corrompido (funciona como o dígito de verificação de uma conta bancária).