Realização
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VII Curso
On-Line de Formação Profissional em Informática em
Saúde
Na Modalidade a Distância
Curso Modular de Aprimoramento Universitário
Pela Internet
Com tutoria individual e certificado
Carga horária: 152 horas
Duração: 16 semanas
Curso
com Vídeo-Aulas, Tutoria, Interação e Certificado
Período:
28 de agosto a 11 de dezembro de 2017
Coordenação Geral: Prof.Dr. Renato
M.E. Sabbatini, PhD
Objetivos
e Características
Assista a
trechos de uma aula típica do curso,
pelo Prof. Renato M.E. Sabbatini
|
O objetivo
deste curso é proporcionar uma formação básica, mas bastante extensa e
completa, sobre os fundamentos e aplicações das (informática
em
saúde). É uma sólida introdução para quem deseja
passar a trabalhar de tecnologias
de
informação e comunicação no campo da saúde, como desenvolvedor,
professor, consultor ou pesquisador.
O
curso tem uma programação equivalente à uma mini-especialização,
mas
que é dada intensivamente em
apenas 16
semanas,
totalmente
à distância, através da Web. É ideal
para
quem tem pouco tempo para adquirir rapidamente uma formação muito
abrangente na
área. O
certificado emitido é de um curso de aprimoramento
universitário,
pelo
Instituto Edumed.
Para os profissionais que desejam obter o Certificado
Profissional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde da SBIS
(Sociedade Brasileira de Informática em Saúde), o curso pode ser uma
excelente
preparação e base de estudo.
No total,
o curso contém 13
módulos, 80
vídeo-aulas e palestras, 43
demonstrações práticas,
mais de 40
vídeos educacionais, 73
tarefas e exercicios
práticos com mais de 100 softwares e sites na área da
saúde, mais de 3.000
slides,
e
mais de 450
questões
de múltipla escolha. Os alunos
recebem extenso apoio e tutoria
e atenção interativa pelo professor durante
todo o curso. Portanto, é o curso
mais completo e abrangente do seu
tipo, no Brasil.
Público-Alvo
Estudantes
e profissionais
minimamente oriundos de cursos de graduação em ciências da saúde
ou em
informática, engenharia e
áreas afins, que
pretendem atuar no ensino, pesquisa, desenvolvimento, implantação ou
gestão de
tecnologias de informação e comunicação em entidades públicas ou
privadas para a área
da saúde.
Pré-Requisitos
- Ser
estudante ou graduado em um curso superior (tecnólogo, licenciado ou
bacharel)
- Ter
capacitação básica no uso de computadores, inclusive
programas
de produtividade (Office ou similar), e noções de
navegação, buscas e download de arquivos na Internet.
- Ter
conhecimentos básicos sobre o funcionamento do sistema de saúde
brasileiro.
- É
imprescindível ter a possibilidade de
dedicar
de 6 a 10 horas por semana ao
estudo do
curso,
dependendo do módulo
Realização
O
curso
é organizado, promovido, realizado e coordenado
didatica-pedagogicamente pelo Centro Internacional de
Tecnologias de Informação em Saúde do Instituto Edumed para
Educação em Medicina e Saúde (www.ead.edumed.org,br)
uma
instituição privada de pesquisa,
desenvolvimento e
educação a distância em ciências da saúde, fundada em 2000 por
pesquisadores da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e USP
(Universidade de São Paulo), Brasil..
Programa
O
curso
será ministrado em 13 módulos,
sendo um
novo módulo iniciado a cada uma
ou duas semanas.
Espera-se que o estudante acompanhe assidua e
regularmente as atividades e encerre seu estudo dentro do prazo alocado.
Para os que necessitam, haverá um módulo
adicional, no início do curso, que terá aulas e textos de
nivelamento (de informática para profissionais de saúde, e de saúde
para profissionais de informática).
Veja aqui
uma lista
completa das aulas, demonstrações e exercícios do curso.
Clique
no título do módulo
abaixo para obter mais informações a seu respeito.
Os módulos
também podem
ser cursados separadamente, verifique a informação em cada
um deles.
Módulo |
Tema |
Início |
01 |
Fundamentos
da Informática em Saúde. História, Ética. A
Profissão. Fontes
de Informação |
28/08
|
02 |
Registros
Eletrônicos de Saúde. PEP, GED, Prescrição
Eletrônica. Segurança e Certificação |
04/09
|
03 |
Padrões
em
Informática em Saúde, Nomenclatura, Interoperacionalidade e
Arquiteturas. Redes de Intercâmbio |
18/09
|
04 |
Sistemas
de
Apoio a Decisão,
Inteligência Artificial, Redes Neurais Artificiais |
02/10
|
05 |
Processamento de
Sinais e Imagens Médicas, Modalidades de Sinais e
Imagems.
PACS. |
09/10
|
06 |
Telemedicina
e Telessaúde, Aplicações Móveis em Saúde. Projetos de
Telessaúde.
Realidade Virtual e Robótica Médica |
16/10
|
07 |
Tecnologias
e Aplicações da Internet. Qualidade da Informação em Saúde.
e-Saúde, TV DIgital
Interativa |
23/10
|
08 |
Aplicações
na Pesquisa em Saúde. Gestão e Análise de Dados. Big Data
Pesquisa
Bibliográfica. Coleta e análise de dados |
30/10
|
09 |
Aplicações
na Educação em Saúde. Tecnologia de Audio e Vídeo, Educação a
Distância.
Planejamento e desenvolvimento |
06/11 |
10 |
Informática na
Saúde Pública e e-Saúde.
Epidemiologa, vigilãncia, sistemas georeferenciados, HIEs, e-Saúde. |
13/11 |
11 |
Informatização
de Organizações em Saúde. Sistemas de Informação Hospitalar. Gestão de Sistemas de Informação |
20/11
|
12 |
Implementação
e Gestão de Sistemas de Informação. Seleção, aquisição,
implementação, manutenção e
suporte, gestão. |
27/11
|
13 |
Educação em
Informática em Saúde. História, como montar um
curso/disciplina. Educação
profissional |
04/12
|
;
Método
de Ensino
Para
cumprir esse programa, o curso constará das seguintes atividades,
realizadas integralmente a distância:
- Aulas
teóricas,
gravadas em vídeo, com
apresentação de slides, com duração de 20 a 50 minutos, e que podem ser
vistas e revistas a qualquer momento pelo aluno.
- Demonstrações
práticas
de uso de softwares aplicativos em saúde, também gravadas, e que podem
ser vistas a qualquer momento.
- Aulas
práticas de uso prático de
softwares aplicativos genéricos e específicos utilizados no ensino da
Informática em Saúde. Os
participantes receberão previamente o software para descarregamento e
instalação em seus computadores, bem como um
roteiro de exercícios práticos propostos, que deverão realizar
autonomamente;
- Auto-estudo
pelo aluno:
capítulos indicados dos livros-texto adotados, artigos disponiveis
on-line, relatorios técnicos, sites, etc.
- Fóruns
de discussão
pela Web entre
todos os participantes e o professor, a partir de temas de debate, ou
para a resolução de dúvidas e perguntas, com envolvimento direto do
próprio professor nas respostas (este curso não tem tutores).
Trabalho de
Conclusão de Curso, cada
aluno deverá elaborar um trabalho de revisão sobre um tema de sua
escolha em informática em saúde, a partir de pesquisa bibliográfica e
na Internet.
Avaliação do Aprendizado
Para avaliação, serão consideradas as notas das
provas [testes de múltipla escolha] e as notas das apresentações de
trabalhos realizados
nas aulas, bem como a participação de cada aluno, o conteúdo do
material coletado na Internet
e sua interpretação e os questionamentos apresentados ao professor
sobre eventuais dúvidas e/ou conclusões, nas aulas a distância. O TCC
também contará nota.
Material Fornecido
Cada aluno
receberá extenso material, contendo:
- Manual
do
aluno, com Informações gerais e
programa do curso, objetivos de aprendizagem, etc
- Bibliografia
extensa mais de 100 artigos
e mais de 40 livros e relatórios técnicos eletrônicos e teses em texto
completo em TI em Saúde
- Módulos
de instalação de mais de 50 softwares de dominio
público, aplicativos na área da saúde
- Copias
dos slides de todas as aulas em
PDF
- Roteiros
de estudos de todas as aulas,
com bibliografia e recursos na Internet indicados
- Roteiros
de aulas práticas de todas as
aulas
Bibliografia
oficial (fornecida com o curso):
Site
do Curso
Todos
os participantes inscritos terão acesso ao ambiente do curso,
antes, durante, e por um período
de até 30 dias após o término do mesmo, mediante uma senha recebida na
inscrição. O ambiente, montado na plataforma baseada na Web Moodle,
contém:
- Slides
das aulas
- Bibliografia
recomendada, inclusive
e-books em texto completo
- Artigos
de aprofundamento, com
texto completo
- Imagens,
animações e diagramas
- Vídeos
educacionais e de demonstrações de software
- Lista
de recursos e links na
Internet
- Exercícios
e tarefas presenciais e a distância, com roteiros e resoluções.
- Fórum
de discussão para perguntas e
dúvidas
- Dados
de contato dos outros
participantes do curso
- Salas
de chat e de videoconferência para
trabalho em grupo
Entrar
no site do curso (apenas para alunos inscritos)
Coordenação
Didática e Científica
Prof. Renato
M. E.
Sabbatini, PhD, CPHIMS
O
curso foi criado em 1987 e é coordenado e ministrado pelo Prof.
Sabbatini, que é um dos mais respeitados pioneiros, docente e
pesquisador nas áreas de Informática Biomédica, Telemedicina e Educação
a Distância da América Latina, tendo uma experiência de 45 anos.
- Fundador
e presidente do Instituto Edumed
para Educação em Medicina e Saúde (2000-presente),
coordenador do
seu Centro Internacional
de Tecnologias de Informação em Saúde (CITIS), e criador
e diretor do Programa EduCert de Educação em Certificação
de Software em Saúde
- Vice-presidente
e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação
e Capacitação Profissional do Instituto
HL7 Brasil (2011-presente)
- Vice-presidente
da Associação
IHE Brasil (Integrating the Health Enterprise - 2014-presente)
- Fundador,
professor associado, orientador de pós-graduação e coordenador da Área
Docente de Informática Médica e Bioestatística do Departamento de Genética Médica da
Faculdade de
Ciências Médicas da UNICAMP (1986-2003)
- Professor
colaborador e orientador de pós-graduação do Departamento
de Engenharia Biomédica da Faculdade
de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (1985-2003)
- Fundador,
pesquisador associado e diretor do Núcleo de
Informática Biomédica, Criador e
coordenador técnico do Centro de Educação a Distância em Saúde
(CEAD-S), do Grupo de Publicações Eletrônicas em Medicina
e Biologia (e*pub), e do Hospital
Virtual Brasileiro, e membro
da Comissão de Educação a Distância da UNICAMP (1998-2003) da Universidade
Estadual de Campinas (1983-2003).
- Criador
e professor de um grande número de cursos de graduação, pós-graduação e
extensão universitária em Fisiologia, Neurociências, Metodologia de
Pesquisa Científca, Comunicação Científica, Bioestatística, Engenharia
Biomédica e Informática Biomédica e em Saúde;
- Professor
assistente do Departamento de Fisiologia da Faculdade
de Medicina de Ribeirão Preto, coordenador do Laboratório de
Processamento de Dados e fundador e coordenador do Laboratório de
Neuroetologia (1972-1983)
- Diretor
de Informática da Associação Médica
Brasileira (1994-1999)
- Fundador
(1986), vice-presidente, e presidente (1988-1990) da Sociedade Brasileira
de Informática em Saúde, e diretor
de Educação
e Capacitação Profissional (2008-2012)
- Vice-presidente
da Federação da IMIA para a América Latina e o
Caribe (1997-1999)
- Membro
da Health Information Systems Management Society (HIMSS),
American Medical Informatics Association (AMIA), American
Telemedicine Association (ATA) e Canadian Society
of Health Informatics (COACH)
- Membro
dos Grupos de Interesse de Informática
em Saúde para o Desenvolvimento e de
Mídias Sociais da Associação Internacional de
Informática Médica (IMIA)
- Membro
dos Grupos de Interesse de Sistemas de Informação Clínica, Educação em Informática Médica e Informática em Saúde Global da
Associação Americana de Informática Médica (AMIA)
- Consultor
em Informática em Saúde para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização
Panamericana de Saúde (OPAS), Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID), Conselho Nacional
de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entre outras.
- Consultor
na área de informática médica e certificação de registros eletrônicos de
saúde, de empresas como Intersystems, Agfa Healthcare,
Cerner, Totvs Saúde, Cerner, Alert On-Line e MV, entre outras.
- Membro do
Corpo Editorial das revistas Critical
Reviews in Biomedical Engineering, Ukranian Journal of Telemedicine and Medical
Telematics, Brazilian Journal of Medical and Biological
Research e Revista DOC.
- Fundador
e editor-chefe das revistas Revista Brasileira de Informática em Saúde,
Boletins Edumed News, Telemed News, SBIS News, Revista Informedica,
Revista Informática Médica e
Revista Intermedic.
- Fundador
e coordenador do projeto SBIS 2.0, com várias comunidades
virtuais no Facebook, LinkedIn,
Twitter, YouTube
e outras.
- Autor
de vários livros e centenas de artigos
científicos e de divulgação na
área
- Membro
eleito da International Academy of Health Sciences
Informatics, em 2017.
Home
page: www.sabbatini.com/renato
Carga
Horária
Total
de 152 horas, sendo:
Aulas
expositivas e demonstrações: 42 h.
Revisão, leitura e estudo: 50h
Testes de avaliação do aprendizado: 15 h
Exercícios e tarefas: 15 h
Chats e discussões: 20 h
Trabalho final: 10h
Datas
A
próxima turma do curso será
iniciada no dia 28 de agosto de 2017 e tem término
previsto
para 11 de dezembro de
2017. Os
alunos terão um mês adicional para
terminar e apresentar
a monografia de conclusão de curso. Os interessados também podem se
inscrever separadamente nos módulos (veja datas de inicio acima).
Inscrições
e Investimento
A
inscrição no curso é individual e pode ser feita apenas pela Internet,
clicando no botão abaixo.
- Atenção:
Ao clicar no botão você já se comprometerá
formalmente em fazer o
curso,
posteriormente receberá uma cobrança de pagamento do investimento, pelo
email.
- É necessário ter um
email individual para participar do curso.
- Desconto
para grupos: são
oferecidos descontos para grupos de 2 ou mais participantes da mesma
empresa ou instituição. Favor
entrar em contato para solicitar uma cotação.
Um
participante: R$ 2.400,00
Dois participantes da mesma instituição ou empresa: 10% de
desconto;
Por pessoa: R$ 2.160,00
Três ou mais participantes da mesma instituição ou
empresa: 15% de desconto. Por pessoa:
R$ 2.040,00
Formas de
Pagamento:
O
pagamento é realizado pelo sistema
PagSeguro, por cartão de crédito, débito em
conta, ou boleto. Trabalhamos com todos os cartões e os principais
bancos, e
também com pagamentos por boletos e por débito em conta. É um site UOL
absolutamente seguro, que não comunica seus dados financeiros ao
vendedor.
Um participante:
|
Dois participantes:
Você ganha:
R$ 480,00
|
Três participantes:
Você ganha:
R$ 1.080,00
|
Os
pagamentos a vista ou por empresas que não podem utilizar cartão de
crédito ou débito (grupos de mais de 3 pessoas) não deve ser
feito via cartão de crédito, deve ser feito por transferência
para a conta
bancária (por favor envie por email o comprovante de depósito):
Banco:
Santander
Agência:
3910
Conta
Corrente: 13.003081-5
Razão
Social: Webpraxis International Ass Cons Ltda.
CNPJ:
03.184.756/0001-26
Referência: IS2013A
Outras
informações importantes, leia com atenção antes de comprar o curso:
- Código
do usuário e senha de acesso para o site do curso: após a
secretaria
acadêmica ter recebido seu pagamento, serão enviados pelo aluno, também
por email. Por isso é muito importante assegurar-se
que o seu
email está correto, e informar também telefone(s) para contato.
- Atenção:
em caso de
desistência depois do curso começar o valor será devolvido mediante uma
taxa de 6% de administração pelo PagSeguro.
- Em
caso de dúvida ou problema. Contato: Dra.
Silvia ou Dr. Renato. Tel (19) 3287-5958 no horário
comercial.
ou por email
contato@edumed.org.br
Cursos Fechados ("In
Company")
O Instituto
Edumed e o Prof. Sabbatini estão preparados para oferecer este curso,
em vários formatos (presencial, semipresencial e a distância, de forma
exclusiva (fechada apenas para os funcionários) para universidades e
empresas, dentro ou fora do Brasil. Entre em contato para uma consulta
sobre disponibilidade e custos.
Certificação
Os alunos aprovados no curso terão
direito a um certificado de aprimoramento
universitário,
concedido pelo
Instituto
Edumed para Educação em Medicina e Saúde. Os
módulos assistidos separadamente também conferem certificados para cada
um.
Atenção:
os certificados serão concedidos somente para os alunos que completarem
média final de 7,0.
Copyright
2016-7 Instituto Edumed
Atualizado
em 20/8/2017
contato@edumed.org.br
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