brain






Realização

Home Page Instituto Edumed

Veja também:
Introdução
à História da
da Neurociência

Neurologia e Grandes
Personalides Históricas

  


 

Curso de Especialização em Neurociência do Comportamento
Pós-Graduação Universitária Lato Sensu
Modalidade Semipresencial por Transmissão Via Satélite e Internet

400 horas

Início: Agosto de 2008
Duração: 15 meses. Aulas aos sábados

Coordenação Geral: Profa. Dra. Silvia Helena Cardoso, MSc, PhD

Faça agora sua reserva sem compromisso pela Internet

TopoObjetivos e Características

O curso tem por objetivo formar e capacitar, em nível de pós-graduação lato-sensu, profissionais especialistas interdisciplinares da área da saúde na área de neurociências básicas e aplicadas ao estudo do comportamento e da mente.

O curso será ministrado simultaneamente por videoconferência via satélite e Internet, em várias cidades do Brasil e terá aulas teóricas e práticas.

O curso será ministrado por docentes e pesquisadores da mais alta especialização e experiência no Brasil, provenientes das melhores universidades públicas, como a USP, a UNICAMP e outras, e terá a coordenação geral, didática, pedagógica e científica da Profa.Dra. Silvia Helena Cardoso, mestre e doutora em psicobiologia pela Universidade de São Paulo.

O concluinte do curso receberá um certificado de especialista em neurociência do comportamento, por uma faculdade credenciada para ministrar cursos de pós-graduação lato-sensu a distância e que tem seus cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

TopoPúblico-Alvo 

Profissionais graduados,  principalmente da  área da biologia e da saúde, tais como biólogos, psicólogos, enfermeiros, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentistas, farmacêuticos, etc. Poderão também se inscrever pessoas de outras áreas que  desejam relacionar a área de neurociências com suas especialidades, desde que se enquadrem nos  pré-requisitos exigidos. 

TopoPré-Requisitos 

  • Ser no mínimo graduado em um curso superior (tecnólogo, licenciado ou bacharel), em curso reconhecido pelo MEC ou Secretaria de Estado de Educação
  • Ter conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia de vertebrados.
  • Ter conhecimentos básicos do uso de computadores, inclusive programa de processamento de textos (Word ou equivalente). Ter noções básicas de navegação, buscas e download de arquivos na Internet.
  • Ter sábados alternados disponíveis para aulas telepresenciais e prova presencial. (4 horas por sábado)
  • Ter disponibilidade de estudar no minimo 8 horas por semana, por conta própria, por 12 meses

Topo Realização 

O curso é organizado, promovido, realizado e coordenado didatica-pedagogicamente pelo Centro de Teleneurociências do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e educação a distância em ciências da saúde, que coordena um consórcio formado por 27 universidades, faculdades, associações médicas e instituições de pesquisa no Brasil. 


TopoPrograma 

 O curso é composto por 8 disciplinas obrigatórias e 3 opcionais, com a seguinte distribuição de carga horária:

  • Duração do curso: 50 semanas (total de 425 horas de atividades)
  • O aluno terá que escolher no minimo uma das disciplinas opcionais.
  • Cada disciplina obrigatória tem 50 horas de carga horária, sendo 8 horas de aulas telepresenciais, 40 horas de estudo pela Web, e 2 horas de prova
  • As aulas expositivas serão dadas em sábados alternados, sendo 2 aulas de 2 horas, incluindo interação.
  • Aulas teóricas: 4 horas por quinzena por videoconferência (64 horas)
  • Aulas Teórico-práticas: 8 horas por semana, pela Web (320 horas)
  • Disciplinas opcionais: 25 horas por disciplina (serão realizadas exclusivamente pela Web, em paralelo com as disciplinas obrigatórias)
  • Provas presenciais (2 horas por disciplina, total de 16 horas)
  • Elaboração da monografia: 120 horas, incluindo 20 horas de atividades de orientação a distância

Clique no título da disciplina para visualizar seu conteúdo programático:

Código Tema Tipo

CH

NCC-101 Introdução à Neurociência do Comportamento Obrigatória 50
NCC-102 Estrutura do Sistema Nervoso Obrigatória

50

NCC-103 Neurofisiologia Celular e Neurotransmissão Obrigatória

50

NCC-104 Desenvolvimento do Sistema Nervoso, Neuroendocrinologia e Neurofarmacologia Obrigatória

50

NCC-105 Neurociência da Sensação e Percepção Obrigatória

50

NCC-106 Neurociência da Motricidade, Regulação e Sono Obrigatória

50

NCC-107 Emoções, Motivação e Comportamento Obrigatória

50

NCC-108 Neurociência Cognitiva Obrigatória

50

NCC-110 Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Trabalhos Opcional 50
NCC-111 Didática e Metodologia do Ensino Superior Opcional 50
NCC-112 Seminários de Atualização em Neurociências Opcional 25
  TOTAL DE HORAS DE ENSINO

425

NCC-120  Elaboração da Monografia Final  Obrigatória 100
Atividades de orientação para a monografia 20

TopoMétodo de Ensino

O curso será ministrado através de aulas expositivas quinzenais, por videoconferência de alta qualidade, uma metodologia que permite a total interatividade com o professor e a participação dinâmica do aluno nas atividades de classe. Nessas aulas os professores utilizarão slides, transparências, modelos e demonstrações, criando-se espaço para perguntas dos alunos a qualquer momento e a realização de discussão plenamente interativa de dúvidas, perguntas, comentários, casos clínicos, etc.

As disciplinas opcionais serão realizadas exclusivamente pela Internet (não terão aulas telepresenciais).

As aulas expositivas são complementadas por por meio da Internet, que poderá ser acessada pelo aluno de sua casa, local de trabalho ou laboratório de ensino. Cada disciplina terá o seu material didático disponibilizado em um site especialmente projetado (ambiente on-line de apoio ao ensino e aprendizagem) e acessado através de login e senha atribuidos individualmente a cada aluno. 

O curso adota um livro-texto didático de alta qualidade, que todos os alunos devem ter. Além disso, distribui eletronicamente apostilas, artigos, revisões, e outros materiais de leitura para aprofundamento e bibliografia recomendada.

Através do site, o aluno tem acesso a uma série de recursos, tais como slides das aulas presenciais, videos gravados das mesmas para revisão, artigos, apostilas e sites na Internet para aprofundamento, etc., assim como fóruns de discussão on-line, através dos quais os alunos poderão, a partir do estudo de um determinado assunto, discutir com o professor e com os demais participantes do curso, através do email.

Tutoria

O professor da disciplina realiza as atividades de acompanhamento do aluno e tutoria on-line (participação nos fóruns, resolução de dúvidas, indicação de leituras complementares, criação de grupos temáticos, elaboração de atividades on-line e provas de avaliação do aprendizado. Na Tele-Sala existe também um tutor local,  que fará a assistência pedagógica aos alunos (organização de grupos, controle de presença, coordenação de atividades presenciais e realização de provas) e operação técnica do equipamento de recepção e videoconferência.

Freqüência

A freqüência será controlada por um tutor local na sala de videoconferência, e pelo ambiente de aprendizado no estudo a distância, onde é contemplado e registrado o tempo durante o qual o aluno está acessando o material de estudo ou o professor da disciplina. Para o cômputo geral da freqüência será considerada a norma vigente, ou seja, o aluno deverá ter 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência, tanto nas aulas presenciais quanto nas a distância.

Avaliação

Para avaliação, serão consideradas as notas das
provas expositivas ou com teste de múltipla escolha e as notas das apresentações de trabalhos realizados nas aulas, bem como a participação de cada aluno, o conteúdo do material coletado na Internet e sua interpretação e os questionamentos apresentados ao professor sobre eventuais dúvidas e/ou conclusões, nas aulas a distância.

Ao final de cada disciplina será realizada uma prova presencial no pólo de apoio presencial mais próximo onde reside o aluno.

Monografia

O aluno terá também que elaborar e apresentar formalmente uma monografia(dissertação) ao final de curso, cobrindo um tema teórico ou prático relevante para o curso (revisão bibliográfica, desenvolvimento de software, análise de caso, análise de cenário, etc.). Ela poderá ser desenvolvida em grupo, porém de acordo com as normas vigentes terá que ser defendida individualmente ao final do curso.

TopoSite do curso

Todos os participantes inscritos terão acesso ao ambiente  do curso, durante, e por um período de até 60 dias após o término do mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição. O ambiente contém:

  • Slides das aulas  
  • Bibliografia recomendada  
  • Artigos de aprofundamento  
  • Imagens, animações e diagramas didáticos  
  • Lista de recursos e links na Internet  
  • Lista de discussão para perguntas e dúvidas  
  • Dados de contato dos outros participantes do curso 

Clique aqui para entrar no site do curso (apenas para matrículas aceitas).

TopoCoordenação Didática e Científica

Profa. Dra. Silvia Helena Cardoso, PhD

Neurocientista, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pelo Depto de Psicologia da  Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA). Pesquisadora senior da Unicamp de 1995 a 2004. Fundadora e Vice-Presidente do Instituto Edumed. Fundadora e editora-chefe da revista de neurociências Cérebro & Mente, da qual recebeu selo de excelência pela organização Mental Health, EUA. Fundadora do Instituto da Ciência da Felicidade e do Centro de Teleneurociências. Palestrante em instituições internacionais como Royal Instituition, Londres, Brain Research Institute, EUA e Universidade da Califórnia de Los Angeles, EUA. Professora universitária, escritora e jornalista científica na área de neurociências. 

Docentes do Curso
  • Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD, neurofisiologista do comportamento pela USP, professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
  • Prof.Dr. Li Li Min, médico neurologista, professor doutor do Depto de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
  • Profa.Dra. Elizabeth Quagliato, médica neurologista, professora doutora do Depto de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
  • Prof.Dr. Benito Damasceno, médico neurologista, professor doutor do Depto de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP

TopoDatas e locais

A primeira turma do curso será iniciada em março de 2008 e tem término previsto para fevereiro de 2009. Os alunos terão 3 meses adicionais para terminar e apresentar a monografia de conclusão de curso.

Locais de realização:

Telesalas de recepção telepresencial via satélite: as salas de aula por videoconferência e os laboratórios para aulas práticas estarão localizadas em mais de 130 cidades:  O aluno deverá comparecer duas vezes por mês, em sábados alternados, ao local mais próximo de sua residência. Os custos de deslocamento correm por conta do aluno.  

Atenção: Serão implementadas apenas as salas que tiverem mais de 20 alunos inscritos. Os demais assistirão o curso por meio de transmissão por videoconferência pela Internet.

TopoInscrições e investimento

Clique aqui para acessar o formulário de reserva de inscrição de inscrição on-line. O preenchimento não implica em compromisso de sua parte em concretizar a inscrição nesse momento.
Por favor, preencha o campo de Observações com uma breve justificativa do seu interesse em fazer o curso, bem como seu grau de conhecimento prévio sobre informática.

Alunos no Brasil:

Taxa de matrícula única de R$ 50,00. Quinze (15) mensalidades de R$ 290,00.

O pagamento das mensalidades será realizado através de boleto bancário, emitido após a aceitação da matrícula do aluno.

TopoDisciplinas Isoladas

As disciplinas constantes do programa também poderão ser cursadas isoladamente, sem necessidade de inscrever-se no curso de especialização. A proximidade de efetuar matrícula dependerá da disponibilidade de vagas. Cada disciplina dura 5 semanas e tem 50 horas aula. O valor de investimento é de R$ 490,00 por disciplina, devendo ser pagos antecipadamente à vista, mediante boleto bancário. O calendário de oferta das disciplinas será divulgado oportunamente.

TopoNúmero de vagas

De 40 a 70 vagas em cada local de realização.

TopoCertificação

Os aprovados terão direito a um certificado de especialista em neurociência do comportamento emitido por uma faculdade credenciada para ministrar cursos de pós-graduação lato-sensu a distância e tem seus cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Atenção: os certificados serão concedidos somente para os alunos que completarem média final de 7,0 e presença minima de 75¨%.


Copyright 2008 Instituto Edumed
Atualizado em 30/1/2009