I Curso

Introdução à Neuroanatomia Descritiva e Funcional

Prof. Dr. Norberto Cysne Coimbra
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Universidade de São Paulo

Roteiro de Estudo da Aula 1
Classificação do Sistema Nervoso







Objetivo Geral

Introduzir o aluno ao campo da neuroanatomia descritiva, apresentando aspectos didáticos da divisão do sistema nervoso segundo critérios embriológicos e anatômicos.

Atividades Obrigatórias (básicas)

Estudo de Revisão

Avaliação do Aprendizado

Os questionários serão enviados automaticamente para o professor. Atenção: ao final de cada questionário clique no botão "Corrigir". O questionário será corrigido automaticamente, de acordo com critérios estabelecidos pelo professor.

Atividades Opcionais (de aprofundamento)

Objetivos Específicos

Após assistir à aula, o aluno deverá ser capaz de:

  1. Fazer um esquema das divisões do sistema nervoso, segundo critérios embriológicos, citando as estruturas que se originam, no adulto, de cada uma das três vesículas primordiais ou das vesículas secundárias que delas se originam, assim como as estruturas finais no adulto;
  2. Nomear, quando apontado, ou apontar quando nomeado: (a) O prosencéfalo, o mesencéfalo, o rombencéfalo e o tubo neural indiferenciado; (b) o telencéfalo, o diencéfalo, o metencéfalo, o mielencéfalo e a medula espinhal primitiva, e as estruturas que se originam de cada um desses seguimentos;
  3. Fazer um esquema da divisão do sistema nervoso, segundo critérios anatômicos, apontando o remanescente da luz do tubo neural no adulto.
  4. Em seguida, o aluno deverá ser capaz de:
    1. Nomear as estruturas que integram o cérebro e o cerebelo
    2. Identificar os dois hemisférios cerebrais e cerebelares, a fissura inter-hemisférica, o vermis;
    3. Identificar as três faces e os três pólos do encéfalo humano;
    4. Nomear ou apontar, quando solicitado o encéfalo e distinguir todas as suas subdivisões anatômicas (cérebro, cerebelo e tronco encefálico);
    5. Apontar e nomear as subdivisões do tronco encefálico, identificando o mesencéfalo, a ponte e o bulbo;
    6. Definir sistema nervoso central e periférico;
    7. Definir o nervo craniano e espinhal;
    8. Definir gânglio;
    9. Definir e localizar os núcleos da base;
    10. Definir córtex cerebral e cerebelar;
  5. Em preparações mostrando uma visão tridimensional ou radiológica dos ventrículos encefálicos, o aluno deverá apontar, quando solicitado ou nomear, quando apontado:
    1. O corno anterior do ventrículo lateral;
    2. O corno posterior do ventrículo lateral;
    3. O corno inferior do ventrículo lateral;
    4. O forame de Monro (ou forame interventricular);
    5. O terceiro ventrículo e seus recessos quiasmático, infundibular, pineal ;
    6. Os plexos coróides dos ventrículos laterais, do terceiro ventrículo e do quarto ventrículo;


Verifique se atingiu cada um dos objetivos acima, após estudar. Volte a revisar a matéria caso ache que não conseguiu.

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Elaborado por Dr. Norberto C. Coimbra e Dra. Silvia Helena Cardoso
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