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I Curso
Introdução à
Neuroanatomia Descritiva e Funcional
Prof. Dr. Norberto Cysne Coimbra
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Universidade de São Paulo |
Roteiro de
Estudo da Aula 1
Classificação
do Sistema Nervoso
Objetivo Geral
Introduzir o aluno ao campo da neuroanatomia
descritiva, apresentando aspectos didáticos da divisão do
sistema nervoso segundo critérios embriológicos e anatômicos.
Atividades
Obrigatórias (básicas)
Estudo de Revisão
-
Assista à aula expositiva no horário
marcado e, logo em seguida, participe da conversação on-line;
caso não tenha disponibilidade para tal ou queira rever a aula,
assista, a qualquer momento, ao video
da aula. Para assistir ao vídeo da aula, instale o RealMedia
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-
Revise o assunto abordado na aula em
| Organização
Básica do Sistema Nervoso | | Divisões
do Sistema Nervoso Central |
-
Revise
aqui uma ilustração das divisões do sistema nervoso
central
-
Revise
aqui o diagrama que ilustra as subdivisões do encéfalo
derivadas das vesículas embrionárias;
-
Revise aqui
a
forma como se divide o encéfalo de acordo com o surgimento das estruturas
ao longo da evolução;
-
Revise aqui
o
cérebro e suas estruturas
-
Revise
aqui a região bulbar do cérebro mostrando o tronco encefálico
e o cerebelo
-
Revise
aqui quais são e onde estão os ventrículos cerebrais;
-
Revise
aqui informações sobre o cerebelo;
-
Participe das discussões, colocando
perguntas e comentários no Fórum de Discussão correspondente;
Avaliação
do Aprendizado
Os questionários serão enviados
automaticamente para o professor. Atenção: ao final de cada
questionário clique no botão "Corrigir". O questionário
será corrigido automaticamente, de acordo com critérios estabelecidos
pelo professor.
Atividades
Opcionais (de aprofundamento)
Objetivos
Específicos
Após assistir à aula, o aluno
deverá ser capaz de:
-
Fazer um esquema das divisões do sistema
nervoso, segundo critérios embriológicos, citando as estruturas
que se originam, no adulto, de cada uma das três vesículas
primordiais ou das vesículas secundárias que delas se originam,
assim como as estruturas finais no adulto;
-
Nomear, quando apontado, ou apontar quando
nomeado: (a) O prosencéfalo, o mesencéfalo, o rombencéfalo
e o tubo neural indiferenciado; (b) o telencéfalo, o diencéfalo,
o metencéfalo, o mielencéfalo e a medula espinhal primitiva,
e as estruturas que se originam de cada um desses seguimentos;
-
Fazer um esquema da divisão do sistema
nervoso, segundo critérios anatômicos, apontando o remanescente
da luz do tubo neural no adulto.
-
Em seguida, o aluno deverá ser capaz
de:
-
Nomear as estruturas que integram o cérebro
e o cerebelo
-
Identificar os dois hemisférios cerebrais
e cerebelares, a fissura inter-hemisférica, o vermis;
-
Identificar as três faces e os três
pólos do encéfalo humano;
-
Nomear ou apontar, quando solicitado o encéfalo
e distinguir todas as suas subdivisões anatômicas (cérebro,
cerebelo e tronco encefálico);
-
Apontar e nomear as subdivisões do
tronco encefálico, identificando o mesencéfalo, a ponte e
o bulbo;
-
Definir sistema nervoso central e periférico;
-
Definir o nervo craniano e espinhal;
-
Definir gânglio;
-
Definir e localizar os núcleos da base;
-
Definir córtex cerebral e cerebelar;
-
Em preparações mostrando uma
visão tridimensional ou radiológica dos ventrículos
encefálicos, o aluno deverá apontar, quando solicitado ou
nomear, quando apontado:
-
O corno anterior do ventrículo lateral;
-
O corno posterior do ventrículo lateral;
-
O corno inferior do ventrículo lateral;
-
O forame de Monro (ou forame interventricular);
-
O terceiro ventrículo e seus recessos
quiasmático, infundibular, pineal ;
-
Os plexos coróides dos ventrículos
laterais, do terceiro ventrículo e do quarto ventrículo;
Verifique se atingiu cada um dos objetivos
acima, após estudar. Volte a revisar a matéria caso ache
que não conseguiu.
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Copyright 2003 Instituto
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os direitos reservados
Elaborado por
Dr. Norberto C. Coimbra e Dra. Silvia Helena Cardoso
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