Evolução das Tecnologias de EAD (1)
Primeira tecnologia: o livro impresso (século XV)
- Possibilitou a replicação maciça e barata do conhecimento
- Possibilitou a alfabetização da população
Segunda tecnologia: o correio (século XVIII)
- Possibilitou a distribuição de material impresso a grandes distâncias e a comunicação bidirecional com o professor
- Possibilitou o ensino por correspondência
- Possibilitou a replicação maciça e barata da interação
Terceira tecnologia: os meios eletrônicos (século XX)
- Telégrafo, telefone, rádio, TV e redes de computadores
- Tirou a necessidade de distribuição de elementos físicos (átomos) e os substituiu por ondas e elétrons (século XX)
- Agilizou, facilitou e imitou melhor a instrução e a interação
Notes:
Alguns autores consideram que a primeira experiência em educação a distância no mundo deu-se com a invenção da imprensa, no século XV por Gutemberg. A partir deste fato, o acesso ao livro, e portanto ao saber e ao conhecimento acumulado passou a não mais pertencer ao professor, dono do raro manuscrito que era lido em voz alta para os alunos nas escolas. O livro possibilitou pela primeira vez o ensino de massa, ou seja, a formação de classes de muitos alunos. Antes do livro, as classes eram pequenas, e o ensino, artesanal, de discípulo para aluno. O livro também deu início à alfabetização de grande parte da população, alavancando os processos educacionais.
Modernamente, a origem da EAD encontra-se nos cursos por correspondência iniciados no final do século XVIII que floresceram a partir dos meados do do século XIX. A grande “invenção” tecnológica, neste caso, foi o sistema de correios, no qual os protagonistas do processo educacional contratavam um serviço para entrega do material (livros, apostilas, cartas) entre as pontas do elo de comunicação da EAD.
A introdução de projetos de educação a distância através do rádio, já no século XX, favoreceu a população rural e mostrou a potencialidade do ensino de massa utilizando-se da tecnologia de comunicação. Projetos bem sucedidos de EAD em várias partes surgiram a partir da década de 60. Finalmente o advento da TV contribuiu de forma poderosa para a educação a distância, ao aliar imagens em movimento aos sons. A partir da década dos 50s, tornou-se a grande promessa da educação para todos, principalmente com as tecnologias de TV baseadas em satélite.
A partir daí, com o desenvolvimento da informática e da telecomunicação outras formas de ensino a distância estão ganhando espaço, adquirindo credibilidade e abrindo um novo mundo de oportunidades e democratização do saber e da informação. Não apenas as instituições de ensino têm lançado mão da EAD via internet, mas as empresas que investem pesado em treinamento, consideram -na uma alternativa bastante interessante de educação continuada de seu staff.
Podemos dizer, sem medo de errar, que a EAD via internet terá papel fundamental na formação das novas gerações e na atualização dos profissionais de todas as áreas.
A EAD baseada na utilização da internet como ambiente é o assunto específico deste curso.