Slide 14 de 20
Anotações:
As três fases evolutivas do mecanismo básico de aprendizado podem ser assim caracterizadas:
(1) Na primeira fase DIFUSA ocorre o primeiro e superficial contato com o objeto de estudo, buscando identificá-lo com seus congêneres na base de dados mental. Aqui a mente procura absorver um perfil geral do novo conhecimento.
(2) Na fase ANALÍTICA ocorre o segundo e íntimo contato com o objeto de estudo, buscando a decomposição em suas partes componentes para melhor compreende-las. Aqui a mente absorve o conhecimento parcial e detalhado de cada parte principal que compõe o novo conhecimento.
(3) Na fase SINTÉTICA ocorre o último contato com o objeto de estudo, através da recomposição de suas partes permitindo a compreensão global do objeto de estudo. Aqui a mente sintetiza o novo conhecimento em função da análise anteriormente feita em suas partes componentes principais.
Na educação presencial, assim como na EAD, o professor precisa disponibilizar os elementos e unidades de aprendizagem que facilitem e tornem possivel (operacionalizem) essa seqüência. Por exemplo: inicialmente apresentar um roteiro do módulo ou aula, para permitir dar a visão difusa. Depois, permitir que o aluno explore analiticamente o conteúdo. Finalmente, induzir no aluno a reflexão sintética, que permite sedimentar a aprendizagem. O desafio é fazer tudo isso a distância, com novos tipos de interação.
Adaptado de M. Prates e V. Loyola