Slide 15 de 20
Anotações:
Os objetivos educacionais podem ser classificados de acordo com o nível de habilidades usadas. Decida quais níveis de habilidades você deseja que seus alunos alcancem durante o curso. Somente conhecimento? Conhecimento e compreensão? Os dois níveis anteriores somados à aplicação prática?
Conhecimento – Este nível implica na aquisição de informação, conceitos, princípios. Ex: doentes de tuberculose têm um título alto de anticorpos contra os antígenos presentes na bactéria que causa a doença
Compreensão - Associa diversas formas de conhecimento para chegar a relações causa e efeito, sequências lógicas, dedução, etc. Ex.:a tuberculina, por ser um antígeno, ao ser injetada subcutaneamente provoca uma reação imune que leva a inflamação, dor e calor na região, e quanto maior o título do anticorpo presente no corpo do indivíduo, maior vai ser essa reação, portanto maior será o diâmetro, se esse diâmetro for maior que 1 cm, então a pessoa terá um título alto no sangue.
Aplicação - Habilidade de abstrair informações, tais como regras, métodos gerais e procedimentos, a partir de conhecimentos gerais, e aplicá-los a situações particulares. Por exemplo: Por exemplo: diagnosticada a tuberculose, utilizar os conhecimentos médicos da literatura mais recente para tratar o caso específico.
Os três níveis abaixo da linha pontilhada refletem o que se tenta atingir na maioria dos cursos profissionais para adultos na área da saúde, e se enquadram na categoria de habilidades hipotético-dedutivas.
Os outros três níveis acima da linha mediana são um aprendizado mais complexo e difícil, e envolvem as habilidades indutivas.
Análise - Habilidade de quebrar um ítem em seus elementos constituintes ou partes. Exemplo: examinar um conjunto de dados de pacientes e identificar em cada um onde está o problema de saúde.
Síntese - Habilidade de colocar elementos juntos e partes para formar um todo.Exemplo: ler vários artigos sobre resultados de pesquisas médicas e redigir um sumário que sintetize todos os achados, de maneira integrada.
Avaliação: Aplicar julgamento sobre material proposto. Exemplo: Examinar uma pesquisa científica e avaliar se ela foi bem realizada do ponto de vista metodológico e os resultados sào válidos.