Realização |
III
Curso de Verão de Capacitação Docente e Curso Intensivo de Férias Carga horária: 80 horas Início da Fase
Presencial: Coordenação Geral: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD Curso voltado a instituições e empresas que desejam especialmente capacitar seus gerentes de treinamento edocentes, instrutores, etc. na introdução de cursos e treinamentos voltados para a área de TICs em Educação, bem como na fundação de grupos de P&D na área.Também é uma sólida introdução para quem deseja passar a trabalhar nessa área, como desenvolvedor, professor, consultor ou pesquisador. Tem também um educação a distância (EAD), incluindo as habilidades de:
![]() Profissionais minimamente com curso de graduação em ciências da saúde ou em informática, engenharia e áreas afins, que pretendem atuar no ensino, pesquisa, implantação ou gestão de tecnologias de informação em entidades públicas ou privadas para a área da saúde.
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Semana | Tema do Módulo |
26 jan a 1 fev | Familiarização com o ambiente de ensino e aprendizagem. Introdução à educação a distância. |
2-8 fev | Ferramentas pedagógicas em educação a distância. |
A
fase 2 do curso ocorrerá em uma semana intensiva, e é inteiramente prático, realizado em laboratório
de microcomputadores. Cada dupla de alunos definirá um tema educacional
para desenvolvimento (módulo de um curso on-line) e o planejará
e desenvolverá efetivamente, usando todos os recursos, técnicas
e ferramentas aprendidas durante o curso, para implementá-lo. No
último dia, o módulo desenvolvido será apresentado
para os colegas e professores e constituirá o trabalho de conclusão
do curso.
Dia |
Aula |
8/2 noite |
Inauguração do Curso Apresentação da sistemática do curso. Distribuição do material. Formação dos grupos. Delineamento e planejamento dos trabalhos. |
9/2 |
Planejamento e Estruturação de um Curso On-Line Aula teórica: planejamento e implementação de um curso on-line. Estrutura, fases do planejamento. Aula prática: Uso de ferramenta e formulários de planejamento. Atividade prática de grupo: planejamento do curso-exemplo e de um aula exemplo. Apresentação dos resultados do planejamento. Gerenciamento do curso on-line, acompanhamento e avaliação
do aluno |
10/2 |
Desenvolvimento de conteúdo I: texto e imagens Tipos de documentos on-line (HTML, PDF, LIT, DOC, TXT, fac-simile, etc.). Tipos de imagens on-line: JPG, GIF, etc.. Demonstração de vários exemplos de cursos on-line. Introdução à programação em HTML. Uso de editores de HTML e visuais, Geração a partir de Microsoft Office, inclusive PowerPoint. Geração de documentos PDF, RTF e LIT. Carregamento no servidor (FTP). Plug-ins para visualização. Aquisição de imagens: scanner e câmara digital. Softwares de trabalho de imagens. Fac-simile. Aulas práticas: Desenvolvimento da dinâmica do curso na Web. Desenvolvimento da página de boas vindas com imagens. |
11/2 |
Desenvolvimento de conteúdo II: animação gráfica, áudio e vídeo Tipos de recursos multimídia: áudio, vídeo e animações gráficas. Demonstrações de vários exemplos de cursos on-line. Ferramentas de software para criação de arquivos de áudio, vídeo e animação gráfica. Gravação de sons. Gravação de vídeos. Conversão para RealMedia e MediaPlayer. Como disponibilizar streaming e TV Web, Gravação e conversão de PowerPoint com narração. Animações gráficas: GIF. Aula prática de TV Web. |
12/2 |
Desenvolvimento de Interatividade Tipos de recursos interativos: email, lista de discussão, grupos de noticias, webfóruns, chat, tele e videoconferência dedicada e pela Internet. Demonstração de vários exemplos de cursos on-line. Utilização de NetMeeting, Webfórum, chat de texto e de voz. Utilização na EAD de programas de mensagem instantânea (MSN, Yahoo, ICQ, etc.). Como instalar uma lista de discussão. Como instalar um chat. Como instalar um webfórum e chat usando o sistema TelEduc. Treinamento prático e em tempo real no uso de equipamento de videoconferência. |
13/2 |
.Avaliação do Aprendizado e Gerenciamento do Curso Criação de questionários on-line, avaliação formativa e avaliação somativa. Ferramentas de software. Como ministrar um curso on-line. Gerenciamento acadêmico (inscrições, pagamento, desligamentos, estatísticas de acesso, comunicação com os alunos. Dicas práticas para otimizar a motivação e a participação dos alunos. Modelos pedagógicos para EaD. |
noite |
Apresentação dos trabalhos de grupo, discussão
final |
Cada aluno receberá um CD-ROM contendo grande quantidade de ferramentas de software necessárias para a elaboração e publicação de cursos on-line baseados na Internet, todos na forma de freeware, e todos para Windows 95/98 e servidores Linux, além de cópias de todos os shows de slides, artigos, documentos, etc., citados durante o curso.Veja a relação de programas do CD-ROM.
O corpo docente é constituído de professores e pesquisadores altamente especializados em educação baseada em tecnologias digitais, especialmente educação a distância. Têm experiência no desenvolvimento de cursos a distância desde 1995, na Universidade Estadual de Campinas, bem como atividadades de pesquisa e pós-graduação na área. Este curso já foi ministrado com sucesso várias vezes no Brasil.
8 a 13 de fevereiro de 2004
2a a 6a das 8:30 as 18:00 h
Estadia: .
Instituto Edumed
Rua Mogi-Guaçu 1452- Chácara da Barra (próximo ao Shopping
Iguatemi)
Veja mapa de acesso.
Veja fotos das instalações.
Limitado a 25. O curso será ministrado apenas se for atingido um mínimo de 12 alunos.
Todos os participantes inscritos terão acesso ao site do curso por um período de até 60 dias após o mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição. O site contém:
Clique aqui para entrar no site do curso (apenas para participantes inscritos).
Clique aqui para acessar o formulário de inscrição on-line.Alunos no Brasil:
Taxa única de R$ 860,00. O pagamento pode ser realizado pelos seguintes meios:
Taxa única de US$ 300,00. O pagamento pode ser realizado através do cartão de crédito VISA (vide acima) ou sistema PayPal, bastando ter um cartão de crédito com validade internacional.
Após terem sido aceitos para o curso, os alunos receberão instruções individuais sobre a forma e data de realização do pagamento.
Alunos de Instituições Filiadas ao Instituto Edumed
Para sócios, associados, professores, alunos de graduação e pós-graduação ou funcionários de instituições filiadas ao Consõrcio Edumed, existe um desconto de 20%. O preço total do curso (R$ 688) precisa ser pago à vista.
Atenção:A inscrição somente será concretizada com o pagamento de pelo menos uma parcela. Em caso de desistência esta parcela não será devolvida. Leia o regulamento de participação em cursos do Instituto Edumed.
Curso de Extensão Universitária/Educação Continuada, pelo Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, para todos alunos que completarem mínimo de 80% de freqüência e entregarem o trabalho final de conclusão de curso.
Clique aqui para ver uma amostra do certificado.