Slide 16 de 20
Anotações:
Habilidades cognitivas – Incluem aprender a resolução de problemas, aplicar conceitos e regras, seguir normas, distingüir itens, demonstrar conhecimento. As tarefas podem exigir a leitura de textos, a manipulação de símbolos e números, etc. (por exemplo, calcular a dosagem correta de um medicamento). Para estas habilidades são usados textos, gráficos, símbolos e estratégias instrucionais como leitura, respostas escritas ou para completar, resolução de problemas de várias naturezas (por exemplo, diagnóstico de doenças, seleção de exames ou tratamentos, etc.)
Habilidades de atitudes - Ensina estudantes a mudarem sua opinião e/ou comportamentos, condutas e atitudes. Também pode envolver o aprendizado de ações sociais e modos de conduta em determinados contextos. Por ex., aprender a trabalhar com prevenção pré-natal em uma favela. Este tipo de aprendizagem pode ser desafiador para ser ensinado a distância, pois pode requerer simulações, trabalho colaborativo em grupo, desenvolvimentos de softwares complexos, etc. Outras vezes, é impossível promover o aprendizado por outra forma que não seja presencial (por exemplo, a interação com pacientes reais).
Habilidades Psicomotoras - Requerem uma combinação complexa de movimentos físicos, percepção sensorial e pensamentos, bem como saber integrá-los todos em uma tarefa determinada. Exemplo: montar um equipamento, aprender a nadar, aplicar uma injeção endovenosa. Este é tipo de aprendizagem geralmente ainda é impossível de ser conseguida a distância, a não ser para o caso de tarefas relativamente simples, através de aprendizado por imitação (vídeos, por exemplo).